Inspiração para Casamento de Outono            

O outono é uma das épocas do ano mais bonitas para casar. 
Embora seja verdade que o tempo não é dos melhores e que algumas surpresas climáticas desagradáveis ​podem nos acontecer, as cores e os espaços escolhidos oferecem muitas possibilidades.  
Mas afinal, o que tem de especial esta estação para que tantos casais a escolham para celebrar a sua união e o seu amor? 
O mais especial da estação, são sem dúvida alguma as suas cores. Porque, embora as folhas das árvores caiam, antes que elas se transformam em diferentes tons que acabam criando uma maravilhosa pintura impressionista. Falamos de verde, vermelho, amarelo e marrom, que tocam com sua versão mais bucólica para dar estampas de fantasia.     
As cores de outono são na sua conjugação perfeitas para criar um ambiente campestre e romântico. Aproveitando o verde das folhas e ramagens e o dourado dos centros de mesa, cadeiras ou detalhes decorativos, a sua conjugação cria na decoração da cerimónia um misto de contrastes muito elegante e harmonioso, que irá transformar o ambiente da cerimónia, num ambiente único e acolhedor para todos os participantes na grande cerimónia.          
A nível de temperatura na estação, e ainda que por norma a estação esteja já associada a temperaturas frias, a estação proporciona ainda a opção aos noivos de celebrar a sua cerimónia de casamento em espaços ao ar livre, pois não está ainda muito frio e as temperaturas ainda se mantém algo convidativas. Desta forma, será possível aproveitar toda a beleza da estação e o seu fantástico festival de cores que geram na cerimónia uma atmosfera calorosa e romântica que não será indiferente a nenhum dos participantes da cerimónia. 
É também comum vermos inúmeras noivas que escolhem casar com vestidos de noiva curtos e não os tradicionalmente utilizados nas cerimónias de inverno, e que estão associados ao frio da estação.      
 Para este grande dia e nesta época do ano tão especial, aconselhamos os noivos a que procurem um espaço e personalidade diferentes para a celebração da vossa cerimónia. Um lugar único e mágico, certamente deixará os seus convidados de boca aberta, com o resultado de toda a decoração do evento. Certamente se optar por um casamento ao ar livre e em comunhão com a natureza, irá poder usufruir de espaços únicos e mágicos que tornarão o seu grande dia ainda mais especial.       
Um casamento de outono geralmente tem na própria estação o seu tema definido. Portanto, e ainda que este possa ter também diversos estilos que irão do estilo rústico, ao boho-chic e até mesmo industrial, é certo em todos eles que os complementos e elementos decorativos utilizados na decoração do evento devem estar relacionados a esta época do ano, sejam eles naturais ou artificiais. Para isso, o uso de pétalas de flores, galhos de árvores, troncos, cascas e nozes é muito comum, espalhado por corredores, mesas, bandejas e pratos, aumentando assim a sensação de clima outonal. As flores e plantas têm um papel importante e comunicam com as cores e produtos da estação. Aliados a estes elementos, é também muito comum a utilização de velas aromáticas (idealmente de canela). Podem ainda utilizar-se elementos como as folhas das árvores, as abóboras, as castanhas assadas, as romãs e as especiarias..., e que estão diretamente associados à estação, podem também ser incorporados na decoração do evento, como detalhes e pormenores que farão da vossa decoração algo único e mágico.     
Nas mesas, aposte em tecidos acetinados, como seda ou organza, que servem de base para a decoração dessas superfícies. Em ocre, o contraste será maior com as folhas secas e os elementos em madeira. Além disso, estes tecidos, com pequeno brilho, combinam de forma adequada com o caráter rústico do resto dos elementos, alcançando uma sintonia linda.   O casamento de outono pede também elementos com um toque retrô. Aposte em móveis envelhecidos, com toques vintage acompanhados de luminárias, velas, flores e outros objetos que sigam esse mesmo estilo.   Já pensou por exemplo, em utilizar na sua decoração pequenos arranjos florais com abóboras, sobremesas com castanhas, ou centros de mesa com romãs...?       
Temos a certeza de que irá amar o resultado destes pequenos detalhes na sua decoração.     
As cores são um elemento essencial da decoração de um casamento de outono, e devem combinar-se perfeitamente com as oferecidas pela natureza e pelos espaços. Porque escolher uma cor principal ou várias complementares se tornou uma questão importante na decoração do casamento.         
 A nível de casamento de outono, a minha escolha a nível de palete de cores, passa pela escolha de uma paleta de cores composta pela cor prata, ouro, beje e rosa. Tons terrosos aliados ao brilho e glamour do ouro e da Prata, que fazem na sua conjugação uma paleta de cores mágica, repleta de sentimento, charme e amor.         

 Quanto aos móveis, destacam-se as mesas de madeira envelhecidas em diferentes tons com toalhas de mesa em tons pastéis, caminhos de mesa ou mesmo sem nada que cubra a superfície, algo cada vez mais comum em casamentos ao ar livre. As cadeiras são variadas e até mesmo desconectadas, de diferentes estilos, cores e decorações.       

Para marcar de forma mais acentuada este ambiente mais orgânico e natural, as flores não podem também deixar de marcar presença no vosso casamento outonal! Disponham-nas ao longo das mesas – como centro de mesa ou a enfeitar os guardanapos – nas costas das cadeiras ou nos detalhes mais românticos do vosso espaço.          
Optem ainda pela criação de vários espaços alternativos no vosso copo de água. Podem optar por exemplo em criar um espaço para a refeição, outro para dançar e uma zona de lounge com música ambiente, onde os convidados se possam sentar confortavelmente e desfrutar do vosso dia.     
Relativamente à escolha do seu espaço interior para a cerimónia, certifique-se que opta pela escolha de um espaço com muitas janelas e luz natural. No que toca a casamentos ao ar livre, por que não apostarem por exemplo em lanternas, velas e pequenos focos de iluminação, idealmente em tons amarelados, para o entardecer.  Esta luz natural, irá ser essencial, para que a vossa sessão fotográfica corra da melhor forma possível, e para que as vossas fotografias tiradas depois do pôr do sol, irão ficar verdadeiramente estrondosas e mágicas!          
Para o bouquet de um casamento de outono, aconselho a que opte pela escolha de flores como os Malmequeres, girassóis, túlipas ou amores-perfeitos…  Com a conjugação certa de flores e os tons da estação, certamente terá um bouquet de sonho.          
Um fato é inegável, os casamentos de outonos são mágicos e não há nada mais apaixonante do que ver os noivos trocar as suas alianças de casamento num ambiente tão romântico e enternecedor, como aquele que se vive na estação.                

 E tu, também pensas casar no outono?        
   
Claudia Geraldes 
Wedding Planner