Como escolher o bouquet 

Após escolher o vestido já podes escolher o bouquet. 
A ligação entre os dois é irrefutável. O protocolo diz que o bouquet deve seguir a linha do vestido, primeiro com o volume adequado à figura e a seguir com o estilo. 
Um vestido clássico, de princesa com saia imponente ou fluída, deverá ter flores mais clássicas como rosas, peónias, hortênsias …, de cores suaves e delicadas harmonizando o conjunto. Por sua vez um vestido de linhas direitas e rico em detalhes, vai permitir um bouquet mais elaborado, em que a sua harmonia e elegância, se destacam em bouquets com mais verdura. O estilo mais boémio e descontraído procura bouquets mais orgânicos e naturais, com formas pouco estruturadas. 
Podem também compor-se com fitas coloridas, tecidos bonitos ou fios rústicos que serão o remate perfeito para o bouquet. 
Se o profissional que trata do bouquet é o mesmo de toda a arte floral do grande dia, certamente este vai ter em atenção um fio condutor de todo o design floral da cerimónia. No entanto, se no teu caso optares por ter mais que um fornecedor nesta área, deves ter um fio condutor, como por exemplo uma cor para que ajudem na elaboração do bouquet. 
Para começar na escolha do bouquet, deves preparar uma pasta com fotos que te inspirem de bouquets que encontres na net. Esta pasta vai ser de grande importância para mostrares á tua design floral, para que esta perceba quais os teus gostos pessoais, no entanto é essencial que mantenhas a mente aberta a outras opções, porque o valor final destinado ao bouquet pode não permitir a elaboração de um projeto como o que havias idealizado. Explica bem a tua ideia, mas ouve e pondera a explicação do profissional da área, considerando as flores da época e a produção nacional para por um valor mais baixo teres a mesma qualidade de serviço. 
Um dos fatores que também deves ter em conta é o peso do bouquet. Não te esqueças que vais passar boa parte do tempo com o bouquet na mão. Por isso mesmo, quanto mais leve e resistente ao manuseamento o bouquet for, mais confortável e fotogénico este se tornará. 
Não te esqueças de ter em conta que a disparidade de valores muitas vezes tem a ver com a qualidade da entrega final. 
O valor final soma o custo das flores, verduras, qualidade das fitas, acabamentos e talento criativo.