Organizar os convidados na mesa

O objetivo principal da organização prévia do espaço de copo de água é garantir que os convidados estejam felizes e confortáveis durante a receção. 
O plano de mesas bem organizado implica uma redução no tempo para sentar os convidados, num dia em que literalmente tudo passa a voar, todos os minutos são cruciais para aproveitar. Para que nada falhe na organização dos convidados pelas mesas deve ter em conta vários fatores. 
Aconselho a que só faças esta organização quando tiveres quase todos os convidados confirmados, senão vais andar sempre a ter que fazer correções o que dará muito mais trabalho. 
Quando todos tiverem confirmado a sua presença na festa, deves então começar a fazer o teu planinning tendo em conta: 
- Nº de mesas 
- Nº de convidados 
- Formato das mesas 

Mesa principal
 Em primeiro lugar deves definir muito bem quem se vai sentar na mesa principal, sem ferir suscetibilidades entre os convidados de nenhuma das partes. 
Caso vejas que isso poderá acontecer, mais vale optares por não teres acompanhantes na mesa principal e que os disponhas a todos pela sala da receção. 

Sugestão de categorização dos convidados por mesa: Idades,  Tios / Avós, Tios / Primos,     Primos jovens / amigos solteiros,     Primos jovens / Amigos casados e finalmente a mesa das  crianças 
Ao fazeres esta organização, tem sempre em atenção que podem ocorrer imprevistos e alterações de última hora, portanto deixa margem de manobra para algum imprevisto que possa acontecer. 
No caso de desistência de convidados, tudo se torna fácil de resolver e podes até pensar em convidar aquele amigo que não tinhas convidado por falta de espaço e que assim poderá vir celebrar contigo esse dia tão especial para ti. 
O grande contra são nos casos em que vem mais convidados do que aqueles com quem contavas. Neste caso, terás que tentar junto ao espaço ou a possibilidade de acrescentar mesas, ou eventualmente lugares nas mesas já existentes.