Tipos de Alianças / Types of alliances

Tipos de alianças

Existem vários tipos de aliança que os noivos podem escolher para a sua cerimónia de casamento.

Elemento de grande simbologia e de muito sentimento, as alianças de casamento são na maior parte dos casos a maior representação de amor de um casal, uma vez que irão ser trocadas como prova o seu amor.

No momento da troca das alianças pelo casal, o tempo parece parar tanto para o casal como para os seus convidados. Este é um dos pontos altos da cerimónia e merece, portanto, toda a nossa atenção.

Na grande maioria dos relacionamentos as alianças vão acompanhando a história do casal e do seu relacionamento. Temos primeiro a troca das alianças de noivado e posteriormente a troca de alianças de casamento.

Conhece as suas diferenças e história?

Deixo-vos aqui algumas dicas para vos ajudar na escolha das vossas alianças.

Alianças de noivado

Alguns noivos optam pelo uso de alianças já na altura de fazer o pedido de noivado.

Neste caso as alianças escolhidas são utilizadas durante todo o noivado e apenas substituídas na altura de cerimónia de casamento.

Em alguns casos, o casal mantém as cerimónias de noivado para a cerimónia de casamento, mas na grande maioria dos casos estes optam por um upgrade e escolhem uma nova aliança para celebrar o seu casamento.

Outra das opções escolhidas por alguns noivos, é a de presentear a noiva com um anel de noivado. Este anel irá ser utilizado pela noiva durante todo o noivado, e ser utilizado juntamente com a aliança de casamento a partir da data da celebração do matrimónio.

Alianças de casamento – Como surgiu?

A tradição da utilização de alianças de casamento pelo casal após a cerimónia remonta à crença da civilização romana antiga que acreditava que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que ligava diretamente ao coração.

Foi este o motivo que levou a que a +partir do século IX a igreja católica tenha começado a utilizar a aliança de casamento como símbolo de união e fidelidade entre os casais, tradição esta que ainda hoje existe e que faz com que o dedo escolhido para a utilização da aliança de casamento seja efetivamente o dedo anelar da mão esquerda. 

Existem algumas dicas para a escolha das alianças de casamento, mas a mais importante de todas é que ao fazer a escolha das mesmas leve sempre em conta a personalidade e gosto pessoal do casal.

A data da escolha das alianças de casamento deve começar 6 meses antes da data da cerimónia. É importante que tenha em conta no momento da escolha das alianças para o casamento dos seus sonhos, que os modelos personalizados e feitos sob medida levam algum tempo a ficar prontos.

O mesmo acontece no caso de pretenderem uma gravação personalizada nas alianças. Também esta gravação pode levar até a um mês para ser feita.

Calcule bem o tempo para a escolha das alianças para que não haja qualquer risco de as alianças não ficarem prontas a tempo da cerimónia.

Escolhendo o modelo perfeito

Existem no mercado um sem número de serviços de oferta de alianças para o grande dia. Façam a vossa escolha do modelo ideal para a vossa celebração com 6 a 3 meses antes da data da cerimónia, e encomendem a escolhida 3 meses antes da data da cerimónia. Este será um prazo mais do que suficiente para tratar de todo o processo inerente às vossas alianças de sonho.

Tipos de alianças de casamento

Conheces todos os tipos de aliança existentes?

Aqui ficam algumas dicas sobre os mais utilizados.

– Tradicional

Estas são as alianças de ouro lisas, sem nenhum detalhe e que facilmente encontramos nas pessoas mais velhas, como os nossos pais ou avós.

Estas são alianças sem nenhum detalhe específico, mas intemporais.

– Com pedras preciosas

As alianças com pedras preciosas c gemas e diamantes são menos utilizadas devido ao seu custo inerente e procuradas por isto regra geral por casais com maior poder de compra.

Nestas alianças, a cada ano de casamento é acrescentada uma pedra à aliança.

– Prata ou ouro branco

Estas são alianças que não gostando do dourado, procuram uma alternativa às tradicionais alianças com dourado.

Estas são alianças que fogem um pouco do tradicional, e estão ganhando terreno na escolha dos noivos. Este tipo de alianças é perfeito para aqueles casais que querem inovar e sair do tradicional ouro amarelo por não gostarem da sua cor, ou apenas porque pretendem fugir ao tradicional.

São alianças muito charmosas e também elas muito duráveis tal como as tradicionais.

Neste tipo de alianças é usada uma mistura de metais que pode deixá-las únicas e sofisticadas, sendo desta forma personalizadas ao gosto do cliente.

Neste tipo de alianças usa-se regra geral uma mistura de metais, couro, cores e texturas. O resultado final irá depender da sua imaginação, combinação de elementos e acima de tudo do bom gosto e profissionalismo do profissional que ficará encarregue da sua elaboração.

– Ouro rosé

As minhas preferidas.

As alianças ouro rosé são escolhidas por casais que querem uma aliança diferente com um toque de luxo e de requinte na sua aliança dourada.

Estas são alianças que fogem um pouco do tradicional, e estão ganhando terreno na escolha dos noivos. Este tipo de alianças é perfeito para aqueles casais que querem inovar e sair do tradicional ouro amarelo por não gostarem da sua cor, ou apenas porque pretendem fugir ao tradicional.

São alianças muito charmosas e também elas muito duráveis tal como as tradicionais.

Neste tipo de alianças é usada uma mistura de metais que pode deixá-las únicas e sofisticadas, sendo desta forma personalizadas ao gosto do cliente.

Neste tipo de alianças usa-se regra geral uma mistura de metais, couro, cores e texturas. O resultado final irá depender da sua imaginação, combinação de elementos e acima de tudo do bom gosto e profissionalismo do profissional que ficará encarregue da sua elaboração.

– Mistura

São preferencialmente utilizados e escolhidos por casais que fogem do tradicional.

Este tipo de alianças tem uma mistura de texturas, metais, couro ou em alguns casos, outras misturas não tão frequentes e fruto direto da imaginação do ourives que as criou.

– Modelo de aliança quadrada

A aliança de casamento quadrada começa agora a ganhar terreno e é uma ótima opção para os casais que procuram um tipo de alianças mais moderno.

Apesar do seu nome, as alianças não são de todo quadradas. O que acontece é que esta tem as suas extremidades retas e não arredondadas como no tradicionalmente utilizado.

– Modelos de alianças Diferentes

Se a aliança de casamento que procura é totalmente diferente do que as que encontra no mercado, começam já a aparecer em diversos profissionais da área a possibilidade da confeção da sua aliança não só por medida, como também num modelo à sua escolha.

Não s esqueça de fazer a sua encomenda o mais depressa possível, para não correr o risco de as suas alianças de sonho não ficarem prontas a tempo da sua cerimónia.

último detalhe – Quem leva as alianças ao altar

Depois de escolhidas as alianças é necessário ainda escolher quem as vai levar ao altar e como elas lá vão chegar.

A maioria dos casais opta por estas serem levadas ao altar por uma criança da família de quem gostem mais, no entanto existem diversas formas de estas serem levadas até si no grande momento. Existem até casos em que os noivos optam por estas serem levadas ao altar pelos seus animais de estimação.

Use a sua imaginação e pense com carinho em toda estes detalhes para que nada falhe no grande dia.

Depois de tudo decidido, basta disfrutar do momento com todo o romantismo inerente ao mesmo.

Types of alliances

There are several types of wedding rings that newlyweds can choose for their wedding ceremony.

Element of great symbolism and feeling, wedding rings are in most cases the greatest representation of love for a couple, since they will be exchanged as proof of their love.

When the couple exchanges the rings, time seems to stand still for both the couple and their guests. This is one of the highlights of the ceremony and therefore deserves our full attention.

In most relationships, alliances follow the history of the couple and their relationship. We have first the exchange of engagement rings and later the exchange of wedding rings.

Do you know their differences and history?

Here are some tips to help you choose your alliances.

engagement rings

Some newlyweds choose to wear wedding rings when making an engagement request.

In this case, the chosen rings are used throughout the engagement and are only replaced at the time of the wedding ceremony.

In some cases, the couple keeps the engagement ceremonies for the wedding ceremony, but in the vast majority of cases they opt for an upgrade and choose a new ring to celebrate their wedding.

Another option chosen by some grooms is to give the bride an engagement ring. This ring will be worn by the bride throughout the engagement, and will be worn together with the wedding band from the date of the marriage celebration.

Wedding Rings – How Did It Come About?

The tradition of the couple wearing wedding rings after the ceremony dates back to ancient Roman civilization belief that the fourth finger of the left hand ran a vein that connected directly to the heart.

This was the reason why, from the 9th century onwards, the Catholic Church began to use the wedding ring as a symbol of union and fidelity between couples, a tradition that still exists today and that makes the finger chosen to the use of the wedding band is effectively the ring finger of the left hand.

There are some tips for choosing wedding rings, but the most important of all is that when choosing them, always take into account the personality and personal taste of the couple.

The date for choosing the wedding rings must start 6 months before the ceremony date. It is important to keep in mind when choosing the rings for the wedding of your dreams, that the personalized and made-to-measure models take some time to be ready.

The same happens in case they want a personalized recording in the alliances. Also this recording can take up to a month to be done.

Make sure you calculate the time for choosing the rings so that there is no risk that the rings will not be ready in time for the ceremony.

Choosing the perfect model

There are countless services on the market to offer alliances for the big day. Make your choice of the ideal model for your celebration 6 to 3 months before the ceremony date, and order the chosen one 3 months before the ceremony date. This will be more than enough time to deal with the entire process inherent in your dream aliances

Types of wedding rings

Do you know all types of existing alliances?

Here are some tips about the most used ones.

– Traditional

These are plain gold rings, without any details and easily found in older people, like our parents or grandparents.

These are wedding rings without any specific details, but timeless.

– With precious stones

Wedding rings with precious stones and gems and diamonds are less used due to their inherent cost and are therefore generally sought after by couples with greater purchasing power.

In these rings, every year of marriage a stone is added to the ring.

– Silver or white gold

These are rings that, not liking gold, are looking for an alternative to the traditional golden rings.

These are alliances that deviate a bit from the traditional, and are gaining ground in the choice of the bride and groom. This type of wedding ring is perfect for those couples who want to innovate and get out of the traditional yellow gold because they don’t like its color, or just because they want to get away from the traditional.

They are very charming wedding rings and they are also very durable just like the traditional ones.

In this type of wedding rings, a mixture of metals is used that can make them unique and sophisticated, thus being customized to the customer’s taste.

In this type of wedding rings a mixture of metals, leather, colors and textures is usually used. The final result will depend on your imagination, combination of elements and above all on the good taste and professionalism of the professional who will be in charge of its elaboration..

– Rose gold

My favorites.

The rose gold wedding rings are chosen by couples who want a different wedding ring with a touch of luxury and refinement in their golden wedding band.

These are alliances that deviate a bit from the traditional, and are gaining ground in the choice of the bride and groom. This type of wedding ring is perfect for those couples who want to innovate and get out of the traditional yellow gold because they don’t like its color, or just because they want to get away from the traditional.

They are very charming wedding rings and they are also very durable just like the traditional ones.

In this type of wedding rings, a mixture of metals is used that can make them unique and sophisticated, thus being customized to the customer’s taste.

In this type of wedding rings a mixture of metals, leather, colors and textures is usually used. The final result will depend on your imagination, combination of elements and above all on the good taste and professionalism of the professional who will be in charge of its elaboration.

– Mix

They are preferably used and chosen by couples who stray from the traditional.

This type of wedding rings has a mixture of textures, metals, leather or, in some cases, other mixtures that are not so frequent and is a direct result of the imagination of the goldsmith who created them.

– Square wedding ring template

The square wedding band is now starting to gain ground and is a great option for couples looking for a more modern type of band.

Despite their name, wedding rings are not square at all. What happens is that this one has its ends straight and not rounded as traditionally used.

– Different alliance models

If the wedding ring you are looking for is totally different from what you find on the market, several professionals in the area are already beginning to see the possibility of making your wedding ring not only made to measure, but also in a model of your choice.

Don’t forget to place your order as soon as possible, so you don’t run the risk of your dream rings not being ready in time for your ceremony.

last detail – Who takes the rings to the altar

After choosing the alliances, it is still necessary to choose who will take them to the altar and how they will get there.

Most couples choose to have these taken to the altar by a child of the family they like best, however there are several ways for these to be brought to you in the big time. There are even cases where the newlyweds choose to have them taken to the altar by their pets.

Use your imagination and think carefully about all these details so that nothing goes wrong on the big day.

After everything is decided, just enjoy the moment with all the romanticism inherent to it.