Tudo o que precisa saber para fazer um casamento de outono verdadeiramente inesquecível

Com os novos tempos em que vivemos temos assistido a uma tendência crescente de casamentos na época do outono.

Esta é uma época com grande beleza e magia para celebrar o grande dia, e é por isso mesmo palco de cerimónias verdadeiramente mágicas e inesquecíveis.  

Deixo algumas dicas que penso serão de grande ajuda para a escolha desta época do ano para a realização da vossa cerimónia.

Ora vejam:

Escolha da paleta de cores

Quando pensamos em outono, é natural vir à cabeça o uso de tons terrosos e até mesmo o verde-musgo.

No outono começamos a usar paletas de tons mais quentes, tons de terra que dão mais acolhimento e aconchego.

Flores do outono

Por conta do clima um pouco mais frio, no outono e inverno, existem inúmeras flores que não estão disponíveis. Mas nem por isso, não será possível a realização de verdadeiras obras de arte floral.

Em alternativa às flores coloridas do verão, nesta época passa a ser possível utilizar elementos diferenciados como galhos secos, troncos de árvores e folhas secas. 

A sua utilização pode ser feita tanto nos arranjos florais da decoração da cerimónia, e podem ainda ser também usados em detalhes do bouquet da noiva.

Além dos galhos e folhas secas, nesta época de outono, também é possível utilizar frutas na decoração.

Regra geral, as noivas do outono têm um estilo mais rústico, mas nada impede que nesta mesma época seja possível ter uma festa em estilo bem clássico e com o mesmo tema.

O importante para que tudo funcione em harmonia é que o mobiliário escolhido para a cerimónia siga também o estilo de festa escolhido para a data do evento.

Iluminação

Você já pensou no estilo de iluminação que quer dar para sua festa?

Para muitos designers florais, uma boa ideia para dar iluminação ao seu evento é a utilização de âmbar na decoração. Este é um tom que lembra o dourado do fogo, e, portanto a escolha ideal para ser utilizado nesta época do ano.

Bouquet da noiva 

O bouquet é outro elemento dos elementos icónicos para quem quer ter um casamento de sonho nesta estação de outono.

Aqui também podem ser usados itens como flor de algodão e galhos secos. “A flor de algodão fica muito bonita, mas desde que a proposta seja rústica”.

Agora fica a dúvida: a paleta de cores do buquê deve seguir a mesma da decoração?

Apesar de essa ser a tendência a que assistimos, este não é um fator obrigatório. É perfeitamente possível fazer a escolha de outros elementos decorativos para o bouquet, até porque na realidade a noiva não é parte da decoração, mas sim a sua estrela.

Papelaria de casamento no outono 

O convite é a primeira impressão dos convidados sobre o casamento, mas ele também é acompanhado de outros elementos como menus, tags, etc.

Paletas de cores

 

O ideal é que os casais pensem em uma composição de cores seguindo as flores que são mais características do outono. “

Ou seja, criar uma identidade visual que converse com a decoração usada no evento, que lhes traga o aconchego do outono.

Apostar em cores quentes e fortes é uma ótima ideia. Amarelo, laranja, dourado, vermelho, tons marrons, acobreados ou terrosos são uma aposta certeira na decoração da sua cerimónia de casamento na estação de outono.

Para os verdes, podemos pensar no verde bandeira, verde-garrafa ou verde floresta. E, se gostar de azul, opte por tons escuros”.

Materiais e acabamentos para a papelaria

 

Para um casamento no outono, os papéis mais rústicos, como o kraft, são sempre uma excelente aposta.

Para os acabamentos, opte por usar acabamentos com aparência mais naturais ficam lindos! Como o fio de rami ou juta. Se por sua vez, os noivos preferirem um detalhe colorido, estes podem também optar por um laço feito com cordão em uma das cores da estação.

Beleza da noiva

Com o clima fresco de outono, os tons terrosos para a maquiagem da noiva são também uma tendência.

Aliado a esta tendência, assistimos também à preferência das noivas por penteados com os cabelos soltos e não apanhados como no verão.

Maquiagem

 

Veja o que usar em cada um dos elementos da maquiagem:

Sombras

Para casamentos no outono, o uso de sombras metalizadas que puxam para o cobre, dourado, um tom de rosa mais quente e forte, vinho, são os ideais.

 

Batom

Quanto ao batom, se a noiva gostar de tons fortes, ela poderia usar um batom mais escuro, como um vinho ou um tom rosado mais queimado.

Blush

No caso do blush, depois dos tons bronzeados no verão, o outono pede tons mais rosados que puxam pro vermelho.

“Os tons terrosos combinam mais com o verão, já que dão aquele ar bronzeado. Para um casamento no outono, dá para usar tons de rosa um pouco mais fortes.

Pele

Como no outono já está bem mais seco, não se esqueça de que é preciso hidratar um pouquinho mais a pele.

Unhas

Dá para aproveitar a paleta do outono nas mãos também.  

“Quando a gente pensa em outono é sempre tons de vinho, marrom, laranja. Isso para a unha também acho bem bonito.

Um nude um pouco mais rosado e quente, um laranja mais claro, rosa mais queimado.

Penteado

E como fica o cabelo da noiva nesta história?

Visto que  o clima está um pouco mais frio e seco, é usual a escolha de um penteado mais solto, e que fuja aos tradicionais arranjos de cabelo apanhado da época de verão.

Muitas noivas gostam de usar o cabelo Solto, mas no verão e por causa do calor são poucas as noivas que optam por este tipo de penteado.. No outono, como o clima é um pouco mais ameno e seco, é já possível às noivas optarem por um penteado com os cabelos soltos, uma meia trança ou um meio-preso com torcido.

Para finalizar o penteado, que tal apostar em flores naturais?

Ao contrário do verão, em que as flores naturais morrem facilmente, no outono estas são uma excelente escolha pois o clima seco e frio  da estação são um factor essencial para que as flores durem mais tempo.

Se for esta a sua escolha, aconselhamos a que opte por tons mais fechados, como o tom vinho, marsala, etc.

Vestido da noiva

Sabemos que o vestido de noiva é um elemento bastante pessoal e importante para a noiva – é preciso que ela tenha aquele “clique” para sentir que fez a escolha certa. Por isso mesmo, o mais importante na escolha do vestido é que a noiva goste do modelo e se sinta perfeita na escolha que fizer.

No entanto, e para as noivas de outono, é possível aproveitar as características da estação para escolher o modelo ideal.

Modelos de vestido para o outono

Nessa época, as noivas já podem ousar nas diversas opções de vestido de noiva com manga sem se preocupar com o calor, e as noivas que preferem o colo mais aberto, alças e mangas curtinhas, não precisam ter tanto medo de passar frio. Sempre há a opção de escolher uma peça de inverno para a noite – principalmente se o casamento for em local aberto e no fim da tarde.

Apesar da velha história de que noiva não sente frio, sugiro também que enquanto noivas  optem também por ter uma peça especial que sirva de agasalho em caso de o dia estar mais frio do que o esperado.  Um pequeno casaco curto será certamente um excelente complemento para o seu vestido de noiva, e não a deixará passar frio durante a cerimónia e recepção.

Um vestido de manga longa no outono e inverno são também um pequeno detalhe que torna a noiva mais elegante e que está em verdadeira conciliação com a época do ano.

Enquanto noivas de outono, a tendência a que assistimos é a escolha de vestidos mais sóbrios, de design com linhas mais puras e até mesmo práticos.  No entanto, o mais importante é efectivamente ser o vestido de sonho da noiva.

 

Cores

 

O branco é a cor tradicional da noiva, segundo a nossa cultura.

Mas será que é possível inovar neste aspeto?

A escolha de um vestido off-white mais escuro com uma característica mais vintage dá á noiva um ar mais sóbrio, que às vezes remete a essa conotação do outono, por ter cores mais amareladas e terrosas.

Porque não arriscar em inovar um pouco na hora de escolher a cor do vestido?

Vestidos para madrinhas 

A cor dos modelos dos vestidos das madrinhas vai sempre depender do estilo de casamento escolhido pelos noivos. No entanto sugerimos a escolha por tons metalizados e mais terrosos, como os alaranjados, nudes e até beges.

Estes tons são optimas opções para a roupa das damas de honor. Estes são tons que entram em clara harmonia com as cores da estação e são por isso excelentes opções.  

Trajes para os noivos no outono

Para quem sonha com um casamento no outono, os ternos com tons terrosos podem ser usados, especialmente se for um casamento diurno ou no começo da noite.

É importante que o noivo avalie se a cor escolhida combina com seu tom de pele – de forma geral, os tons terrosos são predominantemente quentes e combinam com pessoas de coloração de pele mais quente.

E por aí, existem noivas de outono?

Beijinhos grandes,

Claudia