Muitos noivos contactam-nos preocupados com o protocolo do cerimonial do seu  grande dia.

E importante noivinhos que percebam que a utilização deste serviço no vosso grande dia não é uma obrigação,  mas sim uma opção vossa. 

Com o nosso serviço de protocolo no grande dia podemos apoiar-vos em todas estas regras e detalhes de protocolo da vossa cerimónia, no entanto vamos aqui deixar-vos um pequeno resumo de quais as principais regras incluídas neste protocolo cerimonial para casamentos.  

Na nossa empresa primamos sempre por ressalvar aos noivos o carácter opcional deste serviço. É o vosso dia, e caso queiram optar por uma cerimónia mais à vontade e sem regras e preocupações é assim que a devem ter.

Caso precisem de ajuda para o serviço de coordenação de protocolo no dia do evento, não deixem então de nos contactar, para ficar a par de todas as novidades deste nosso serviço.

Deixamos no entanto algumas dicas que vos podem vir a ser úteis. 

 

Entrada igreja 

  • A entrada propriamente dita realiza-se do seguinte modo: em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde.
  • A seguir, entra o noivo com a sua mãe e fica no altar de pé à espera da noiva. Na sua ausência o noivo pode fazer-se acompanhar da madrinha de bautismo, da irmã, ou de uma amiga de família muito especial.
  • Depois, entram as damas de honor, as madrinhas e os padrinhos. Se houver alguma nomeada para verificar que o vestido de noiva está sempre impecável, deverá posicionar-se mais perto do sítio onde ficará a noiva.
  • Entram as crianças que preparam o caminho da noiva com pétalas e as que levam as alianças de casamento e, por fim, entra a tão esperada noiva pelo braço do seu pai (ou de quem tenha escolhido para a levar ao altar -na sua ausência poderá optar por outro ente querido).
  • A noiva vai do lado direito e o pai do lado esquerdo, sendo que segura o ramo com a mão direita. Deste modo, ao chegar ao altar, a noiva ficará naturalmente do lado esquerdo do noivo, que será a sua posição durante a cerimónia.

 

Atraso da noiva 

  • Para a noiva é considerado um atraso aceitável um atraso de cerca de dez a vinte minutos, mais do que isso já não será um atraso considerado aceitável.

 

Disposição dos familiares e convidados na igreja 

 

As famílias de ambos os noivos devem ocupam os primeiros bancos dos dois lados, atrás sentam-se os convidados. Consoante a dimensão da família, os três primeiros bancos ou filas de cadeiras costumam estar reservados à família e aos familiares mais próximos.

  • Tradicionalmente a forma mais comum de dispor os convidados na igreja é a seguinte: voltados para o altar, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito. Estes são, respetivamente, os lugares que os noivos vão assumir no altar durante a cerimónia.

 

Final da cerimónia

Finda a cerimónia, os noivos e padrinhos tratam das assinaturas, os convidados saem e aguardam-nos no átrio da igreja para a chuva de pétalas e arroz (atirados para cima, não aos noivos!).

  • Na saída da igreja a ordem de saída deverá ser a mesma. Assim sairão primeiro os convidados, seguidos dos pais dos noivos e dos padrinhos, as damas de honor e as crianças e, por fim, os recém-casados.

 

Deslocação para o cocktail

 

A viagem para o cocktail deverá ser feita em fila pelos convidados e preferencialmente atrás do carro dos pais dos noivos que devem ser dos primeiros a chegar à quinta para receber os convidados., sendo o carro dos noivos o último a chegar ao local da receção

 

Recepção e cocktail 

  • No cocktail de receção, os pais recebem os convidados, e os noivos, que devem ser os últimos a chegar. À chegada os noivos estes devem tentar cumprimentar e agradecer a vinda dos familiares e convidados.
  • Terminado o cocktail, segue-se a refeição sentada: entram primeiro os pais, seguidos dos convidados, e em último os noivos. Aconselhamos a entrada dos noivos de forma festiva e com uma banda sonora especialmente escolhida para o momento.
  • À mesa, os padrinhos sentam-se lado a lado dos noivos, seguidos dos pais.
  • Já na sala, distribuam os convidados, mantendo a regra menino+menina: junto da mesa principal deverão ficar as mesas dos familiares, com os membros das famílias bem distribuídos.
  • Podem equilibrar as mesas em termos de idades, é perfeitamente aceitável e até mais confortável para todos, para que as conversas entrem rapidamente em sintonia de assuntos e tom.
  • Se há pais separados e situações delicadas, tudo se resolve com diplomacia e doçura: na mesa dos noivos ficam os ditos e os padrinhos, e prepara-se uma mesa de pais, com sinalética especial, onde se sentam também os familiares mais queridos e os convidados de honra: se o pai da noiva está sem acompanhante, sentem-no junte aos pais do noivo, todos pertinho de vocês.
  • Não isolem os solteiros, distribuam-nos pelas mesas e misturem-nos com os casais: ao contrário do que imaginam, todos se sentem menos constrangidos!
  • Se há muitas crianças que já comem sozinhas, preparem uma mesa especial para elas e não dispensem ajuda profissional para as acompanhar – toda as partes agradecem, miudagem incluída.
  • Os menos jovens também merecem e precisam de atenção especial: mesas de fácil acesso, longe do barulho e de correntes de ar, em boa companhia e, se possível, também com um mimo especial.
  • Se possível, marquem cada lugar de modo individual, com o nome do conviva (e podem manter o seating plan na mesma, agiliza o processo).

 

Corte do bolo

  • Terminado o jantar, cortado o bolo e com a festa a rolar em modo rijo e farto, algumas pessoas começarão a partir. Fiquem atentos às despedidas e deleguem nos vossos pais a cortesia de acompanhá-las até à saída.
  • Fechado que está o protocolo do dia, só vos resta finalmente gozar a festa até ao último instante e depois partir para a vossa merecida lua de mel.

 

Bom casamento. Aproveitem o vosso dia ao máximo e sejam felizes.

 

Beijinhos doces,

 

Cláudia Geraldes

Wedding Design&Coordinator & Event Planner