Existem vários tipos de aliança que os noivos podem escolher para a sua cerimónia de casamento.
Elemento de grande simbologia e de muito sentimento, as alianças de casamento são na maior parte dos casos a maior representação de amor de um casal, uma vez que irão ser trocadas como prova o seu amor.
No momento da troca das alianças pelo casal, o tempo parece parar tanto para o casal como para os seus convidados. E este é sem dúvida alguma um dos pontos altos da cerimónia e merece, portanto, toda a nossa atenção.
Na grande maioria dos relacionamentos as alianças vão acompanhando a história do casal e do seu relacionamento.
Temos primeiro a troca das alianças de noivado e posteriormente a troca de alianças de casamento. Mas na realidade, são poucos os que conhecem a sua história.
E vocês conhecem a história das alianças e sabem o que significam as suas diferenças? Deixo-vos aqui algumas dicas para vos ajudar na escolha das vossas alianças.
Alianças de noivado
Alguns noivos optam pelo uso de alianças já na altura de fazer o pedido de noivado.
Neste caso as alianças escolhidas são utilizadas durante todo o noivado e apenas substituídas na altura de cerimónia de casamento. e em alguns casos, o casal mantém as cerimónias de noivado para a cerimónia de casamento, mas na grande maioria dos casos estes optam por um upgrade e escolhem uma nova aliança para celebrar o seu casamento.
Outra das opções escolhidas por alguns noivos, é a de presentear a noiva com um anel de noivado. Este anel irá ser utilizado pela noiva durante todo o noivado, e ser utilizado juntamente com a aliança de casamento a partir da data da celebração do matrimónio.
A Tradição: Troca de alianças de casamento – Como surgiu ?
A tradição da utilização de alianças de casamento pelo casal após a cerimónia remonta à crença da civilização romana antiga que acreditava que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que ligava diretamente ao coração.
Foi este o motivo que levou a que a partir do século IX a igreja católica tenha começado a utilizar a aliança de casamento como símbolo de união e fidelidade entre os casais, tradição esta que ainda hoje existe e que faz com que o dedo escolhido para a utilização da aliança de casamento seja efetivamente o dedo anelar da mão esquerda.
Existem algumas dicas para a escolha das alianças de casamento, mas a mais importante de todas é que ao fazer a escolha das mesmas leve sempre em conta a personalidade e gosto pessoal do casal.
A data da escolha das alianças de casamento deve começar 6 meses antes da data da cerimónia. É importante que tenha em conta no momento da escolha das alianças para o casamento dos seus sonhos, que os modelos personalizados e feitos sob medida levam algum tempo a ficar prontos.
O mesmo acontece no caso de pretenderem uma gravação personalizada nas alianças. Também esta gravação pode levar até a um mês para ser feita.
Calcule bem o tempo para a escolha das alianças para que não haja qualquer risco de as alianças não ficarem prontas a tempo da cerimónia.
Escolhendo o modelo perfeito
Existem no mercado um sem número de serviços de oferta de alianças para o grande dia. Façam a vossa escolha do modelo ideal para a vossa celebração com 6 a 3 meses antes da data da cerimónia, e encomendem a escolhida 3 meses antes da data da cerimónia. Este será um prazo mais do que suficiente para tratar de todo o processo inerente às vossas alianças de sonho.
Tipos de alianças de casamento
Conheces todos os tipos de aliança existentes?
Aqui ficam algumas dicas sobre os mais utilizados.
– Tradicional
Estas são as alianças de ouro lisas, sem nenhum detalhe e que facilmente encontramos nas pessoas mais velhas, como os nossos pais ou avós.
Estas são alianças sem nenhum detalhe específico, mas intemporais.
– Com pedras preciosas
As alianças com pedras preciosas c gemas e diamantes são menos utilizadas devido ao seu custo inerente e procuradas por isto regra geral por casais com maior poder de compra.
Nestas alianças, a cada ano de casamento é acrescentada uma pedra à aliança.
– Prata ou ouro branco
Estas são alianças que não gostando do dourado, procuram uma alternativa às tradicionais alianças com dourado.
Estas são alianças que fogem um pouco do tradicional, e estão ganhando terreno na escolha dos noivos. Este tipo de alianças é perfeito para aqueles casais que querem inovar e sair do tradicional ouro amarelo por não gostarem da sua cor, ou apenas porque pretendem fugir ao tradicional.
São alianças muito charmosas e também elas muito duráveis tal como as tradicionais.
Neste tipo de alianças é usada uma mistura de metais que pode deixá-las únicas e sofisticadas, sendo desta forma personalizadas ao gosto do cliente.
Neste tipo de alianças usa-se regra geral uma mistura de metais, couro, cores e texturas. O resultado irá depender da sua imaginação, combinação de elementos e acima de tudo do bom gosto e profissionalismo do profissional que ficará encarregue da sua elaboração.
– Ouro rosé
As minhas preferidas.
As alianças ouro rosé são escolhidas por casais que querem uma aliança diferente com um toque de luxo e de requinte na sua aliança dourada.
Estas são alianças que fogem um pouco do tradicional, e estão ganhando terreno na escolha dos noivos. Este tipo de alianças é perfeito para aqueles casais que querem inovar e sair do tradicional ouro amarelo por não gostarem da sua cor, ou apenas porque pretendem fugir ao tradicional.
São alianças muito charmosas e também elas muito duráveis tal como as tradicionais.
Neste tipo de alianças é usada uma mistura de metais que pode deixá-las únicas e sofisticadas, sendo desta forma personalizadas ao gosto do cliente.
Neste tipo de alianças usa-se regra geral uma mistura de metais, couro, cores e texturas. O resultado final irá depender da sua imaginação, combinação de elementos e acima de tudo do bom gosto e profissionalismo do profissional que ficará encarregue da sua elaboração.
– Mistura
São preferencialmente utilizados e escolhidos por casais que fogem do tradicional.
Este tipo de alianças tem uma mistura de texturas, metais, couro ou em alguns casos, outras misturas não tão frequentes e fruto direto da imaginação do ourives que as criou.
– Modelo de aliança quadrada
A aliança de casamento quadrada começa agora a ganhar terreno e é uma ótima opção para os casais que procuram um tipo de alianças mais moderno.
Apesar do seu nome, as alianças não são de todo quadradas. O que acontece é que esta tem as suas extremidades retas e não arredondadas como no tradicionalmente utilizado.
– Modelos de alianças Diferentes
Se a aliança de casamento que procura é totalmente diferente do que as que encontra no mercado, começam já a aparecer em diversos profissionais da área a possibilidade da confecção da sua aliança não só por medida, como também num modelo à sua escolha.
Muito importante para que nada falhe neste detalhe, é que faça a encomenda das suas alianças o mais depressa possível. Durante a época alta de casamentos, os joalheiros têm um grande número de pedido de personalização de alianças de casamento. E para não correr o risco de as suas alianças de sonho não ficarem prontas a tempo da sua cerimónia, o melhor é tratar delas com algum tempo de antecedência.
Muitos noivos não sabem também a quem devem incumbir a tarefa de levar as alianças ao altar e as entregar aos noivos.
A maioria dos casais opta por estas serem levadas ao altar por uma criança da família de quem gostem mais, no entanto existem diversas formas de estas serem levadas até si no grande momento.
Existem até casos em que os noivos optam por estas serem levadas ao altar pelos seus animais de estimação.
Use a sua imaginação e pense com carinho em toda estes detalhes para que nada falhe no grande dia.
Depois de tudo decidido, basta desfrutar do momento com todo o romantismo inerente ao mesmo e aproveitar o momento ao máximo.