INGREDIENTES (PARA UM BOLO DE cerca de 22-23 CM):
Massa de crepe (rende cerca de 20)
-
- Seis ovos médios
-
- 500 ml de leite meio gordo
-
- Uma pitada de sal
-
- Duas colheres de sopa. De azeite
-
- 220-240 g de farinha de pastelaria (ou metade de farinha integral)
-
- Um pouco de manteiga ou óleo para a panela
Creme
-
- 750ml de leite integral
-
- 200g de açúcar
-
- Três colheres de chá. extrato de baunilha
-
- três ovos
-
- 75 g de farinha de pastelaria
-
- 20 g de gelatina em pó
-
- 60g de água fria
-
- 500 g de creme líquido (mínimo 35% de gordura)
Preparação:
Crepes
-
- Pese todos os ingredientes na balança.
-
- Quebre os ovos e coloque-os numa tigela com o leite, o sal e o azeite. Adicione 220 g de farinha de pastelaria (ou metade de farinha de pastelaria e metade de farinha de trigo integral) e misture na batedeira. Tape a tigela e deixamos descansar por uma hora, porque a farinha fica hidratada e a massa ganha corpo.
-
- Depois de descansar, se perceber que a massa está muito líquida adicione mais uma pitada de farinha, embora seja melhor tentar fazer um primeiro crepe antes de rectificar a massa.
-
- Aqueça uma frigideira antiaderente para crepes em fogo médio. Espalhe um pouco de manteiga e, quando estiver bem quente, despeje uma boa concha de massa que espalhamos inclinando a forma ou com uma espátula de crepe até cobrir toda a superfície.
-
- Cozinhe o primeiro crepe por alguns minutos até dourar no fundo e vire com uma espátula para que termine de cozinhar por 30 segundos no lado oposto. Dependendo do resultado do primeiro crepe, pode sempre corrigir a consistência da mistura adicionando mais líquido ou mais farinha, conforme as necessidades.
-
- Transfira o crepe para um prato e cubra com um pano. Continue a preparar os restantes crepes até terminar a massa. Deixe esfriar, coberto com o pano.
Creme
-
- Prepare o creme de pasteleiro, colocando numa panela o leite integral, o açúcar, os ovos, o extrato de baunilha e a farinha de pastelaria. Misturamos bem até eliminar os grumos de farinha (se quisermos fazer o creme sem açúcar podemos usar este adoçante).
-
- Coloque a gelatina em uma tigela com água fria para hidratar.
-
- Aqueça a mistura na panela em fogo baixo, mexendo sempre para não formar grumos. Aconselhamos a que controle a temperatura com termómetro e que a comece a fixar aos 65 ºC.
-
- Mexa vigorosamente quando começa a endurecer e ferva cerca de um minuto. Não há medo de cortar porque o amido da farinha impede. Aqueça a gelatina no micro-ondas por alguns segundos para que se liquefaça e adicionamos ao creme. No nosso caso nós homogeneizamos. Cobrimos com filme plástico e deixamos esfriar completamente.
-
- Depois que o creme de pasteleiro esfriar, colocamos o creme frio em uma tigela e bata na batedeira até formar picos moles, sem endurecer; assim mistura melhor.
-
- Bata o creme de pasteleiro com a batedeira para fluidificar um pouco e homogeneizar. Acrescentamos uma concha de chantilly para ficar ainda mais fluido e misturamos com uma espátula.
-
- Despejamos este creme sobre o chantilly e misturamos com movimentos suaves e envolventes, até homogeneizar.
Como montar o bolo crepe
-
- Escolha um lindo cake stand para apresentar o crepe aos seus convidados e surpreender todos os presentes.
-
- Primeiro coloque o crepe e espalhe por cima uma camada de creme com uma espátula.
-
- Seguidamente coloque o segundo crepe, e espalhe novamente o creme como no passo anterior.
-
- De cada vez que colocamos um crepe pressionamos um pouco com a mão distribuir bem o creme por toda a superfície.
-
- Repita este procedimento até terminar todo o creme; talvez em algum crepe. No final coloque o bolo na geladeira um pouco para que o creme esfrie e fique bem firme,
-
- Não aconselho fazer o bolo muito alto porque apesar da gelatina do creme, o conjunto não fica muito firme e os bolos altos têm certa tendência a torcer e balançar.
-
- Para servir o bolo e surpreender a sua mãe no Dia da Mãe sugerimos a aplicação de uma decoramos com flores ou apenas que polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro.
-
- Temos a certeza de que o resultado final irá ser surpreendente.
Ansiosos por experimentar esta maravilhosa receita?
Espero que sim. Encontramos-nos no próximo post.
Doces beijos,
Cláudia