Organização do quadro de Disposição das mesas

Dispor os convidados à mesa
O principal objetivo de organizar o espaço da receção do casamento com antecedência é garantir que os convidados se sintam felizes e confortáveis durante a receção.

O plano de mesa bem organizado implica uma redução do tempo para sentar os convidados, num dia em que literalmente tudo passa a voar, cada minuto é crucial para ser aproveitado.
Para que nada falhe na organização dos convidados pelas mesas, é necessário ter em conta vários factores.

Aconselho a que só faça esta organização quando tiver quase todos os convidados confirmados, caso contrário terá sempre de fazer correcções que darão muito mais trabalho. Quando todas as pessoas tiverem confirmado a sua presença na festa, deve começar a planear a sua festa tendo em conta:

– Número de quadros

– Número de convidados

– Formato dos quadros

mesa principal
Em primeiro lugar, é preciso definir muito bem quem se vai sentar na mesa principal, sem ferir os sentimentos dos convidados de nenhuma das partes. Se vir que isso pode acontecer, é melhor optar por não ter acompanhantes na mesa principal e tê-los todos na sala de receção.

Sugestão de categorização dos convidados por mesa: Idades, Tios / Avós, Tios / Primos, Primos jovens / Amigos solteiros, Primos jovens / Amigos casados e, por fim, a mesa das crianças Ao organizar esta mesa, tenha sempre em conta que podem ocorrer imprevistos e alterações de última hora, deixando, por isso, espaço de manobra para qualquer imprevisto que possa acontecer. No caso de desistência de convidados, tudo se torna fácil de resolver e pode até pensar em convidar aquele amigo que não tinha convidado por falta de espaço e que assim poderá vir celebrar esse dia especial consigo. A grande desvantagem está nos casos em que os convidados são mais numerosos do que aqueles com que se estava a contar. Neste caso, terá de experimentar com o espaço ou com a possibilidade de acrescentar mesas ou, eventualmente, lugares nas mesas existentes.