Se estás com medo que chova no teu dia de casamento, esta tradição é ideal para ti.

Santa Clara foi uma freira do século XIII conhecida por sua devoção a Deus e pelos milagres que realizou ao longo de sua vida.

Segundo a lenda, uma jovem que estava prestes a se casar ficou muito preocupada com o clima no dia da cerimônia, pois estava chovendo muito e ela acreditava que isso poderia trazer má sorte ao seu casamento. Ela então pediu ajuda a Santa Clara, que lhe terá aparecido em sonho e pedido que esta colocasse ovos em um cesto e os deixasse em um local seco durante a noite.

No dia seguinte, quando a jovem foi buscar os ovos, descobriu que estes se haviam se transformado em pedras preciosas. Acreditando que isso era um sinal de que seu casamento seria abençoado pela santa, a jovem levou então as pedras preciosas para a igreja de Santa Clara como forma de agradecimento pela bênção da santa. É desde então tradição colocar ovos em um cesto e deixá-los à Santa Clara na noite anterior ao casamento tornou-se uma tradição em Portugal e em várias outras partes do mundo.

Há um número certo de ovos a entregar?

É comum colocar o número de ovos que corresponde à data do casamento. Por exemplo, se o casamento for no dia 5 de junho, são colocados 5 ovos. Mas essa não é uma regra universal e, em outras regiões e culturas, não há essa relação entre o número de ovos e a data do casamento.

De qualquer forma, o importante é que a tradição seja realizada com fé e devoção, como uma forma de pedir a bênção da Santa Clara para a união matrimonial.

Os ovos terão de ser caseiros ou podem ser comprados?

Claro que antigamente eram caseiros.

Atualmente algumas pessoas preferem usar ovos caseiros em vez de ovos comprados nos supermercados. No entanto, o mais importante é que os ovos estejam limpos e em boas condições e que a tradição seja cumprida com fé e respeito.

Qual é a igreja em que devo deixar?

Em Portugal, existem várias igrejas dedicadas a Santa Clara. Supostamente deverá ser numa destas igrejas que deverás deixar os ovos na noite anterior ao casamento, para que a profecia se cumpra.

Igrejas dedicadas a Santa Clara em Portugal:

  • Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra
  • Igreja de Santa Clara em Évora
  • Igreja de Santa Clara em Vila do Conde
  • Igreja de Santa Clara em Faro
  • Igreja de Santa Clara em Lisboa
  • Igreja de Santa Clara em Santarém

No mundo também há algumas outras igrejas dedicadas a santa clara:

  • Basílica de Santa Clara em Assis, Itália
  • Igreja de Santa Clara-a-Velha em Coimbra, Portugal
  • Igreja de Santa Clara em Veneza, Itália
  • Igreja de Santa Clara em Pisa, Itália
  • Igreja de Santa Clara em Nápoles, Itália
  • Igreja de Santa Clara em Barcelona, Espanha
  • Igreja de Santa Clara em Quito, Equador

Será que a superstição realmente funciona?

Penso que não existem provas nem que sim nem que não.

Por todo o mundo já se ouviram alguns relatos em como este gesto realmente funcionou. Mas na realidade garantias a 100% é impossível haver.

No entanto se tens fé e devoção, não custa nada o cumprimento desta profecia. Na verdade, esta tradição pode e deve ser vista pelos noivos acima de tudo como uma forma de expressar a sua crença e devoção religiosa, e como um símbolo de esperança e proteção divina para o casamento.

Noivinhas que nos acompanham por aí, alguém já cumpriu esta profecia?

Deixem-nos relatos da vossa experiência nos nossos comentários.

Beijos doces,

Cláudia Geraldes

Wedding design, coordinator & Event planner