Regra geral, as convidadas madrinhas são pessoas íntimas e de grande confiança da noiva, no entanto nem sempre é fácil explicar às madrinhas que a sua escolha para o papel de madrinha implica não só um grande apoio emocional durante todo o processo de planeamento da cerimónia, mas também também alguns custos monetários.

A melhor forma de informar às madrinhas quais custos elas incorrerão ao longo do processo é reuni-las e analisar em conjunto suas necessidades, para que tudo corra bem no grande dia.

Todos juntos compreenderão as suas necessidades e desejos para que se sintam 100% envolvidos não só no dia do casamento mas também em todos os seus preparativos.

Despesas suportadas pelas damas de honor: 
– Despedida de solteira

A tradição manda que as madrinhas paguem a despedida de solteira da noiva, dividindo as despesas entre todas. Neste dia, a obrigação da noiva é apenas se divertir e aproveitar cada momento da sua despedida de solteira. Vestidos das Madrinhas Embora as Madrinhas possam ter algumas exigências em relação aos vestidos (curtos ou longos), estes geralmente são pagos por elas mesmas, a menos que a noiva faça questão.

Despesas suportadas pela noiva, mas referentes às Madrinhas
– Cabelo e maquiagem

O cabelo e a maquiagem devem ser pagos pela noiva, principalmente se ela insistir que todos sigam iguais para criar uma certa harmonia.

– Alojamento

Caso seja necessário acomodar as Madrinhas, ou mesmo os demais convidados, essa despesa será arcada pelos noivos.

– Buquê

Caso as Madrinhas tenham que levar um buquê igual ao da noiva, mas em tamanho menor, a noiva deverá pagar.
Você já escolheu suas damas de honra?