O que devem ou não pagar as damas de honor

Regra geral, as convidadas para damas de honor são pessoas íntimas e de grande confiança da noiva, no entanto nem sempre é fácil explicar às damas de honor que a sua escolha para o papel de damas de honor implica não só um grande apoio emocional em todo o processo de planeamento da cerimónia, mas também alguns custos monetários. 
A melhor forma de dizer às madrinhas quais os custos que estas vão ter durante todo o processo, é juntá-las e em conjunto analisarem quais as suas necessidades, para que tudo corra de feição no grande dia. Todas juntas, estas irão perceber quais as vossas necessidades e desejos para que se sintam 100% envolvidas não só no dia do casamento mas também em todos os seus preparativos 

Despesas a cargo das damas de Honor 
- Despedida de solteira 
A tradição manda que as damas de honor paguem a despedida de solteira à noiva, dividindo as despesas entre todas.
Neste dia a obrigação da noiva é apenas de se divertir e desfrutar de cada momento da sua despedida de solteira.
- Os vestidos das Damas de Honor 
Embora as Damas de Honor possam ter algumas exigências em relação aos vestidos (curtos ou compridos), estes costumam ser pagos pelas próprias, a menos que a noiva faça questão.

 Despesas a cargo da noiva, mas referentes às Damas de Honor 
- Cabelo e Maquilhagem 
O cabelo e maquilhagem devem ser pagos pela noiva, principalmente se fizer questão que vão todas iguais para criar uma certa harmonia. 
- Alojamento 
Caso seja necessário alojar as Damas de Honor, ou até mesmo os restantes convidados, esta despesa ficará ao encargo dos noivos.
    - Bouquet 
Se as Damas de Honor tiverem de levar um bouquet igual ao da noiva, mas num tamanho mais pequeno, deverá ser a noiva a pagá-lo. 

Já escolheu as suas damas de honor?