Cerimónia da Luz ou das velas

Existem vários rituais simbólicos que se podem organizar tanto na celebração de cerimónias religiosas ou apenas civis.

Uma das cerimónias que mais tem crescido nos últimos tempos no nosso país é o chamado ritual da cerimónia da luz ou das velas. Esta cerimónia simboliza a união e o amor que une o casal, assinalando ao ser realizada na cerimónia o início de uma vida em comum pelo casal.

Esta é uma das cerimónias mais escolhida pelos noivos para o momento da troca das alianças no caso de casamentos civis em que os noivos não seguem qualquer tipo de doutrina religiosa.

Origens deste ritual

Quanto às origens do ritual, é difícil chegar a uma conclusão, já que há quem pense que este ritual é de origem pagã enquanto outros defendem a sua origem no seio das cerimónias de origem evangélicas.

Certo é que esta é uma cerimónia ecuménica, sem qualquer tipo conotação religiosa. Daí que esta cerimónia possa ser realizada tanto nas cerimónias civis, como nas cerimónias religiosas.

A sua grande simbologia prende-se com a luz das velas, que simbolizam o espírito, a chama e o amor.

Como se processa?

Para a realização deste ritual são necessárias três velas.

Cada uma delas deverá ter um tamanho e significado diferente.

No caso de os noivos ainda terem as suas velas de batismo, estes podem utilizá-las nesta cerimónia, dando desta forma um significado ainda mais íntimo e familiar à cerimónia.

No que diz respeito ao ritual em si, este realiza-se da seguinte forma:

– Primeiro acendem-se as velas do casal, que representam a família de cada um. 

– Depois de acesas as duas velas do casal, é então acesa a terceira vela que simboliza a nova família que o casal irá formar a partir do dia do seu matrimónio.

É às mães dos noivos que cabe a tarefa e a grande honra de acender as velas dos seus filhos. Será com as duas velas do casal, que estes irão então acender a terceira vela, unindo o casal as chamas das suas velas e que irão por seu turno acender a terceira vela que simboliza no ritual a união e conversão das almas do casal numa só com a celebração do seu matrimonio.

Existem casais que optam por decorar as suas velas com elementos florais ou outros elementos que estarão de alguma forma associados ou à decoração da cerimónia ou até ao casal de noivos em específico. No entanto a cerimónia pode ser realizada com as velas não decoradas que não irá perder de todo o seu simbolismo e beleza.

Alguns dos elementos mais utilizados pelos noivos para a personalização das velas são pequenos brilhantes, fitas de cetim, fitas das cores dos vestidos das damas de honor e menina das alianças, pequenos arranjos florais ou até as iniciais dos noivos ou a data do casamento. No entanto, todas as ideias são válidas e cada vez mais os noivos optam por ideias fora da caixa para personalizar a sua cerimónia ou evento.

Quando ocorre esta cerimónia?

Não existe um protocolo definido que indique o momento certo em que cada um dos rituais associados à cerimónia de casamento deve ser realizado. No entanto, tanto este ritual específico como o ritual das areias são muitas vezes realizado pelos noivos após o momento da troca das alianças.  

No entanto, devem ser os noivos a escolher qual o momento mais indicado para a celebração deste ou de qualquer outro tipo de ritual. Depois de escolhido o momento, basta avisar a pessoa responsável pela celebração da cerimónia simbólica de qual o momento escolhido para a realização da cerimónia, e esta irá ficar encarregue da sua realização.

Quem por aí são os noivos que estão a pensar realizar a cerimónia das velas para celebrar e personalizar ainda mais o seu momento do sim?

Contem-nos tudo nos comentários, e ajudem outras noivas a terem novas ideias para o seu grande momento.

Big Kisses,

Cláudia Geraldes

Wedding Design, coordinator & Event planner

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *